O Homem-aranha foi criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko. Ambos trabalhavam na Marvel.
A primeira história em quadrinhos foi publicada na revista “Amazing Fantasy”. Após a estreia, se tornou um símbolo da cultura pop na era de prata dos quadrinhos, conquistando, assim, fãs de todas as idades.
Neste artigo, falaremos como nasceu a lenda de um adolescente picado por uma aranha radioativa.
O Surgimento do Homem-Aranha
Stan Lee estava em seu escritório quando viu uma mosca escalando a parede e, logo, começou a imaginar um super-herói, que pudesse ser um inseto ou uma aranha e que tivesse força e agilidade. Porém, Lee queria que seu personagem fosse mais próximo possível de um adolescente da realidade e que tivesse que lidar com questões do cotidiano como, por exemplo: timidez, insegurança, problemas no amor e dificuldades na escola.
A história de Peter Parker se resume a um adolescente, estudante do ensino médio, que em um visita a uma feira de ciências foi picado por uma aranha radioativa.
Após ser picado, passou a ter habilidades de uma aranha, soltando teias e com habilidades e forças diferenciadas. O Homem-Aranha, após ganhar poderes, começa a lutar com vários vilões, dentre eles: O Duende Verde, O Doutor Octopos e o Venom.
A Criação de Imagem do Personagem
Steve Ditko, era roteirista e desenhista da Marvel. Stan Lee procurou Ditko e descreveu a ele o personagem que imaginara e pediu, desse modo, para ele elaborar um visual para o Homem-Aranha. Desta forma, surgiu assim, um traje nas cores vermelho e azul com padrões de teia com olhos grandes em sua máscara.
A Personalidade do Homem-Aranha
Peter Parker era um menino tímido e inseguro. Em contrapartida, quando se vestia de Homem-Aranha, virava um personagem confiante e corajoso.
Há, portanto, uma dualidade em sua personalidade, pois, mesmo sendo inteligente, possui dilemas morais complexos.
Impacto Cultural e Legado
As histórias em quadrinhos, ganharam outras vertentes, como, por exemplo, filmes, animações e jogos de videogames.
Ainda hoje as histórias contadas por Lee, conquistam fãs em todo o mundo, pois, esse personagem conecta as pessoas que se identificam com seu emocional, com sua responsabilidade (“Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades”) e, principalmente pela superação de vários obstáculos que teve que enfrentar em sua vida.
Por fim, o Homem-Aranha é um personagem atemporal e se assemelha às pessoas da realidade.
As histórias desse personagem, nos lembra a todos os momentos, que podemos enfrentar as adversidades da vida e que podemos encontrar força em nós para conseguirmos fazer a diferença.
Mergulhe nesse mundo fantástico das histórias do Homem-Aranha e prepare-se para uma grande aventura!
Agradecemos sua visita e esperamos vê-los novamente em breve!
Você também pode gostar:
- Claustrofobia: Medo de Espaços Confinados
- Coulrofobia: O Medo de Palhaços e Suas Causas
- Misofobia: Medo de Contaminação por Germes
- Como Fazer um Teste Genético de Ancestralidade
- Acrofobia: Entendendo e Vencendo o Medo de Altura