A física quântica, nos mostra uma jornada pelo reino das partículas subatômicas. As leis que a regem, desafiam nossa compreensão. É um tema, portanto, que fascina cientistas e filósofos ao longo do tempo.
Neste artigo, embarcaremos em alguns conceitos da física quântica e como ela desafia a compreensão da realidade, assim como, da experiência humana.
Universo da Física Quântica
A física quântica descreve o comportamento de partículas, como prótons, fótons, elétrons, quarks.
No estudo do mundo quântico, as partículas podem estar em vários lugares ao mesmo tempo. Podem atravessar diversas barreiras e ter uma comunicação quase que instantânea com outras partículas.
Dualidade da Partícula-Onda na Física Quântica
A dualidade explica que, uma partícula subatômica pode se comportar como uma onda e individualmente como partícula. Um exemplo disso, é o famoso experimento de dupla fenda. Os elétrons eram disparados individualmente, mas, criavam um padrão de interferência como se fossem ondas.
Aplicações Prática: Desafios e Oportunidades.
Os estudos dessa ciência, mesmo sendo abstrata para alguns, prometem revolucionar a computação quântica, onde os cálculos terão velocidades incomparáveis aos que temos hoje.
A criptografia quântica oferece uma forma de comunicação inviolável e segura. Além disso, pode abrir caminhos para descobertas de Inteligência Artificial, descobertas na medicina, dentre outros.
O universo quântico, está também relacionado com a filosofia. Algumas interpretações filosóficas indicam uma existência além do mundo físico.
Essa ciência, não é religião nem filosofia, suas evidências acontecem, portanto, em dados científicos.
Enfim, o estudo da física quântica está somente no início. Cada descoberta, aproxima-se mais dos fundamentos da nossa existência. Além disso, abre um debate contínuo sobre a nossa realidade.
Não pare por aqui! Continuaremos nessa viagem nos próximos posts. Até breve!
Estamos ansiosos para ouvir você. Deixe seu comentário, sugestões e ideias para novos posts.
Agradecemos sua visita e esperamos vê-los novamente em breve!
Você também pode gostar:
- Claustrofobia: Medo de Espaços Confinados
- Coulrofobia: O Medo de Palhaços e Suas Causas
- Misofobia: Medo de Contaminação por Germes
- Como Fazer um Teste Genético de Ancestralidade
- Acrofobia: Entendendo e Vencendo o Medo de Altura